quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ZANARDI É CAMPÃO NO CICLISMO

LONDRES - Ex-piloto de Fórmula 1 e bicampeão da Cart (categoria dissidente da Fórmula Indy na década passada), o italiano Alessandro Zanardi, 45 anos, conquistou ontem a medalha de ouro na prova de contrarrelógio do ciclismo um triciclo impulsionado com os braços dos Jogos Paralímpicos de Londres. Marcou um tempo de 24min50s22 na pista de Brands Hatch.
A vitória coroou uma trajetória incrível para o biamputado Zanardi, que quase morreu em 2001 em um acidente numa prova da Cart, na Alemanha.

– É uma das maiores conquistas da minha vida. Trabalhei muito duro para chegar aqui, e é fantástico viver esta experiência aos 45 – disse um exuberante Zanardi, que celebrou descendo do triciclo e erguendo-o com a mão direita acima da cabeça.

– Há três anos eu parei com as corridas de automobilismo. Pode ser visto como algo estúpido mudar tudo depois dos 40. Mas não era a primeira loucura que fazia na minha vida. No final, deu tudo certo.
Na F-1, Zanardi disputou 41 GPs, entre 1991 e 1994 e em 1999, por quatro equipes: Jordan, Minardi, Lotus e Williams. Na Cart, ganhou os campeonatos de 1997 e 1998 pela Chip Ganassi. No dia 15 de setembro de 2001, quando guiava para a equipe MoNunn, sofreu um gravíssimo acidente no circuito oval de EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha.
O carro dele foi atingido na saída dos boxes pelo veículo do canadense Alex Tagliani, que vinha a 320km/h. A colisão rasgou a perna direita do italiano desde o joelho, e a esquerda à altura da coxa. O piloto perdeu 70% do sangue, foi reanimado sete vezes, teve a pélvis fraturada em cinco lugares e acabou com o fígado lacerado.
Apesar de tudo, Zanardi estava vivo. E agora é um campeão paralímpico. Piloto foi atingido a 320 km/h em uma prova na Alemanha.

Um comentário: